Como escolher a melhor faculdade para você? Descubra com estas dicas!

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Época de SISU chegando e você ainda ainda não sabe como escolher a melhor faculdade?

Difícil pensar nisso sem surtar, né?

Mas não se preocupa! No post de hoje, vou te dar umas dicas que certamente vão facilitar o processo de escolher a faculdade perfeita para você!

O que considerar na hora de escolher a melhor faculdade?

Supondo que você já decidiu o curso que vai prestar, é provável que agora esteja fazendo uma pesquisa de onde vai estudar pelos próximos 4/5 anos, certo?

Se você não escolheu seu curso ainda, que tal fazer um teste vocacional?

Enquanto você pesquisava, com certeza achou algumas preferidas, mas está na hora de passar elas por essa listinha e ver se é viável para você estudar em alguma delas.

Distância de casa

Primeiramente se pergunte se quer estudar na sua cidade ou se pretende se mudar pela sua carreira acadêmica.

Quer se mudar? Então está na hora de conversar com seus responsáveis e checar a sua conta poupança!

Você tem dinheiro o bastante para se mudar para outra cidade ou estado? Mesmo que tenha a grana, tem a disposição para morar longe da sua família e amigos?

Até conseguir fazer amigos, morar longe de casa pode ser algo bem solitário e triste.

Se você quer continuar na sua cidade, porque tem muitas opções, já considerou se prefere ir para aquela faculdade mais distante ou se quer ficar na mais próxima?

Muitas vezes nos deixamos levar por um detalhe de uma faculdade mais distante, sem levar em conta que no dia-a-dia, ter que se locomover por grandes distâncias causa um esgotamento que você talvez não esteja disposto a encarar.

E aí, já considerou tudo isso? Então vamos para o próximo ponto! 😉

Infraestrutura

Ninguém quer estudar em um ligar sem infraestrutura, com prédios interditados e sem os materiais necessários para seu curso, né?

É fundamental visitar a instituição de ensino que você vai frequentar ou fazer uma pesquisa sobre os prédios!

Cheque os laboratórios, as bibliotecas, veja se as salas estão bem equipadas e ventiladas, vá até a cantina. Tudo isso é importante para o seu futuro!

Muitas faculdades têm várias sedes, então isso deve ser levado em consideração. Você vai ter que se locomover pela cidade para chegar na sua próxima aula?

A faculdade tem ônibus próprio para te levar para as outras sedes? Tem algum programa de passagens grátis, caso não tenha? Tudo isso tem que ser levado em consideração!

De nada adianta ir para uma faculdade renomada e próxima da sua casa, mas que não vai te dar o conforto e as condições para estudar e crescer, tudo bem?

Reconhecimento

Querendo ou não, quando você for buscar emprego, o lugar onde você estudou tem um peso.

Muitas faculdades são famosas e as pessoas que estudam nesses locais tem maior facilidade para encontrar a vaga dos sonhos.

Assim, é importante considerar o renome das faculdades e se isso é algo que vai pesar na sua vida ou não.

Valor da Mensalidade

Se você tem a intenção de estudar em um faculdade particular, pesquise o preço do seu curso a fim de entender o quanto o valor da mensalidade vai impactar no seu orçamento.

Muitas faculdades privadas oferecem programas de bolsas próprias, você sabia?

Você também pode tentar conseguir uma bolsa pelo ProUni, que usa a nota do Enem e você pode conseguir uma bolsa de 50% e até integral!

Corpo docente

Uma verdade difícil de engolir é que a qualidade do seu curso depende de quão bons são os seu professores.

Ter um corpo docente qualificado e cheio de docentes titulares, ou seja, que tem um regime de dedicação exclusivo com a faculdade, é o melhor para você.

Isso porque professores titulares e com muitas qualificações normalmente tem mais tempo para dedicar às suas aulas, o que torna o seu currículo mais bem aproveitado.

Se você quer seguir carreira como pesquisador e ou professor, considerar o corpo docente é extremamente necessário, já que normalmente nas faculdades públicas, professores começam programas de pesquisa que precisam de alunos interessados.

Programas de intercâmbio e Pós-graduação

Programas de intercâmbio demonstram que certa faculdade é bem avaliada no exterior, já que nenhum programa externo quer uma parceria com faculdades de baixa qualidade.

E lógico, intercâmbios são experiências que contam muito no seu currículo, além de criar uma ponte entre você e o mercado internacional.

Já a pós-graduação mostra que a faculdade tem um programa de continuidade das suas pesquisas acadêmicas e professores qualificados o bastante para dar essas aulas.

Depois de todas essas dicas, me conta nos comentários se encontrou a faculdade perfeita para você, tudo bem?

E não se esqueça de usar o Passei Direto na hora de estudar, ein? 🧡

Beatriz Costa

Beatriz Costa

Redatora na Passei Direto

Comentários

Deixe uma resposta