Autocuidado: como cuidar da pele nesse verão?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Você é aquela pessoa que não tem uma rotina de autocuidado no verão e quando vai para a praia acaba igual a um camarão, com a pele toda ardendo?

Então está na hora de aprender a cuidar da pele (não só) no verão, né?

Vem comigo que hoje vamos falar sobre skincare. 😉

Você sabe por que cuidar da pele é importante?

Cuidar da pele, durante o ano todo, é extremamente importante para você!

Embora aquele dia em que focamos em relaxamento e separamos aquela máscara facial seja importante para você, só ele não é o bastante para proteger sua pele!

Ter uma rotina de autocuidado é, antes de tudo, um jeito de proteger a pele, o maior órgão do nosso corpo.

Diariamente, somos expostos a agentes agressivos como o sol, a poluição do ar e até o ar-condicionado. Todos esses agentes acabam fazendo com que sua pele perca elasticidade e causam rugas.

Esse é o processo natural de envelhecimento da pele, mas existem vários métodos que podem retardar esse envelhecimento, sabia?

E antes que você me diga que é muito jovem para ter todos esses cuidados com a pele, saiba que os dermatologistas recomendam que você comece a cuidar da sua pele o mais cedo possível!

Se você não quer ter tantos sinais de envelhecimento, comece uma rotina de prevenção ao invés de correr atrás do tempo perdido depois, tudo bem? 😉

O que você precisa saber para iniciar uma rotina de autocuidado?

Agora que você já entendeu porque deve começar uma rotina de autocuidado, que tal entender como começar uma rotina de skincare para iniciantes?

Primeiramente, é importante você entender que o que é realmente necessário para a sua pele é limpar, hidratar e proteger.

Existem vários produtos no mercado e cada um com uma função diferente, mas a não ser que sua pele tenha alguma particularidade ou que o dermatologista tenha recomendado algo, um rotina básica é o que vocÊ precisa no momento!

Para que você comece a montar a sua rotina, é bom saber o seu tipo de pele para escolher os melhores produtos.

Você pode ter a pele oleosa, mista, normal ou seca. Cada um desses tipos de pele exige um tipo de cuidado diferente.

Para descobrir o seu tipo de pele, leia este artigo e entenda as características de cada um.

Passo-a-passo: rotina de autocuidado para iniciantes

1. Encontre um sabonete facial que se adeque ao seu tipo de pele

Descobriu qual o seu tipo de pele? Então agora faça uma pesquisa e descubra algum sabonete facial ou gel de limpeza que se adeque a ela.

O mercado está cheio de opções, o que quer dizer que você provavelmente vai achar um que gosta e que não fica muito caro para você rapidamente! 🤩

2. Depois de lavar, hidrate sua pele

Aqui, você vai achar um hidratante que não vai deixar sua pele perder a hidratação natural.

Existe um mito de que a pele oleosa não precisa de hidratante, mas a verdade é que com um hidratante, a produção de óleo excessiva vai diminuir.

Vários hidratantes são feitos especificamente para cada tipo de pele, alguns com textura em gel-creme, alguns mais pesados.

Escolha o que for melhor para você! 🥰

3. Para fechar a sua rotina, proteja a sua pele!

Durante o verão, este é definitivamente o passo mais importante do nosso dia!

Protetor solar não é só para o dia que você vai para a praia, tudo bem? Usar esse produto diariamente vai te ajudar a proteger o seu rosto contra os danos dos raios ultravioleta.

O mais importante vem agora: é necessário reaplicar o protetor solar a cada 4 horas ou sua pele não continuará protegida o dia todo, beleza?

E sim, você precisa passar protetor solar mesmo que tenha a pele a pele negra! Mesmo que a sua pele produza mais melanina, ainda é necessário se proteger! ⛱

Não se preocupe com o preço! Existem produtos baratos muito bons que vão te ajudar.

Desde que sua pele goste do produto que você escolheu, não precisa trocar por aquele protetor solar extremamente caro que a influencer que você segue recomendou, tudo bem?

Conclusão

Por fim, existem várias contas no Instagram e Youtube que falam sobre como montar uma rotina de autocuidados que te beneficie ao máximo!

Lógico que além desses passos básicos, existem várias outras coisas que você pode incrementar em sua rotina para que te sirva melhor e trate os problemas que você tem.

No entanto, para adicionar mais coisas na sua rotina, é importante marcar uma consulta com um dermatologista, pois esse profissional vai te ajudar na sua jornada!

Uma coisa que nunca falam sobre quando mencionam rotinas de autocuidado, é que esse tempo que você tira para lavar o rosto, hidratar e passar protetor solar, é um momento em que você está fazendo algo seu e apenas para você! Vai te ajudar a relaxar e deixar todo o peso do dia para depois.

E aí, gostou das dicas e já começou a procurar os produtos para montar sua rotina básica? Então não esquece de sugerir o seu favorito aqui nos comentários! 👇

Beatriz Costa

Beatriz Costa

Redatora na Passei Direto

Comentários

Deixe uma resposta